terça-feira, 19 de maio de 2009

Palavra de Deus



TOMANDO A FORTALEZA DE JERICÓ

INTRODUÇÃO:

Nos capítulos 01 ao 06 do livro de Josué encontramos o cenário da conquista da terra prometida pelos israelitas, cenário este rico em simbolismo e em princípio de liderança. Para que ocorra essa conquista hoje em nossas vidas nos depararemos com quatro lugares relevantes com significados e aplicações práticas em nossa vida cristã diária.

DESENVOLVIMENTO:

1 - Jordão:

Jordão no Hebraico significa “o que desce”, “morte”;
É o único rio abaixo do nível do mar e deságua no mar morto que não deságua em ninguém.

2 - Jericó:

Jericó no Hebraico significa “lugar de fragrância”; “perfume”. Você sabia que as suas conquistas têm cheiro? Hoje qual é o cheiro que você está sentindo?
O que te impede de concretizar sua missão de vida são os seus sonhos retidos, aprisionados em fortalezas (medo, vergonha, traumas, passado, ira, raiva, ansiedade, ressentimento, culpa – Romanos 8:38).

3 - Mar Morto:

Não deságua em nenhum oceano, por isso, não gera vida;

4 - Jerusalém (antigo Jebus):

Jerusalém no Hebraico significa “habitação da paz”;
Jebus no Hebraico significa “lugar que é pisado.”
Sião também é conhecida como: Lareira de Deus (Isaías 29:1); Cidade de Davi; Cidade do grande rei; Cidade da Justiça; Santa cidade etc.

Para chegar a Sião, você precisará vencer o Jordão, Jericó e o Mar Morto. Para chegar em Sião você precisará derrubar as muralhas de Jericó e se você não for forte interiormente você poderá cair ou no Jordão ou no Mar Morto.

a - Jordão representa desviar, cair da fé, abandonar o Reino dos Céus e voltar para mundo. São pessoas que não agüentaram a caminhada cristã e sentiram saudade do mundo (Ex: Mulher de Ló). Essa postura é descrita por Jesus na parábola do semeador nas duas primeiras sementes (Mt 13:1 a 23).

b - Mar Morto representa as pessoas que esfriaram na fé, apostasia, fala das pessoas que não agüentaram as pressões dos cardos, abrolhos e dos espinhos em suas vidas e lideranças. Deixaram o coração enfermar, e vivem um cristianismo morno para frio, uma vida de críticas, fofocas, amarguras, ressentimentos, raiva, vingança etc. Esta representa a semente que caiu na terra brotou mas os espinhos sufocaram.

Quando você enfrenta Jericó e prevalece então você é como a boa semente que caindo numa boa terra dar frutos a 30, 60 e 100 por um. Quando você rompe as muralhas que te impede de conquistar Sião, Jordão será conhecido como o lugar do seu batismo nas águas, onde a única coisa que morreu em você foi a velha natureza. Não existirá o Mar Morto porque você guardou seu coração em obediência e paixão por Deus e seu Reino.

Jericó representa o lugar onde você poderá abrir mão do propósito de Deus por causa dos encantos da carne, desejos dos olhos e soberba da vida (1 João 2:16). Não seja vencido pelo perfume das conquistas pessoais ou por causas do aroma das suas necessidades e privações. Conquiste toda a plenitude para cada área de sua vida sem abrir mão do teu chamado em Deus. Os teus sonhos devem te levar para gente e não criar um lugar de comodismo, de conforto, de paralisia. E o melhor perfume deve ser derramar aos pés do Rei dos reis - JESUS (Lucas 7:37).

1 Cr 11:4 e 5 - “Davi e todos os israelitas marcharam para Jerusalém, que é Jebus. Os Jebuseus, habitantes da cidade, disseram a Davi: Você não entrará aqui. No entanto, Davi conquistou a fortaleza de Sião, a Cidade de Davi”.

Lembre-se que Sião também é uma fortaleza e se você não passou pela primeira provavelmente também não passará pela segunda. É o lugar onde você encontra paz ou é esmagado, pisado pelas pressões da vida.

CONCLUSÃO:

Em resumo, Jordão é lugar de morte da velha natureza e o mar morto é lugar de morte de sonhos, de projetos, de histórias, de famílias, de sociedades e de vida.

Quando você achar que já fez muito para Deus e que agora chegou a hora de cuidar dos seus sonhos, então você estará reconstruindo Jerico. E olha o que acontece com quem reconstrói Jericó:

Josué 6:26 – “Também nesse tempo Josué os esconjurou, dizendo: Maldito diante do Senhor seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó; com a perda do seu primogênito a fundará, e com a perda do seu filho mais novo lhe colocará as portas”.

Pr. Gustavo Almeida

Nenhum comentário: